O que é Soft Power - e o que o Rio de Janeiro tem a ver com isso?

Em 2024, o Brasil ocupou a 31ª posição no Global Soft Power Index

em 05/08/2024

O que é Soft Power - e o que o Rio de Janeiro tem a ver com isso?

Por Julia Zardo, Natany Borges e Oswaldo Neto* 

O conceito de soft power foi proposto por Joseph Nye em 1990, destacando uma forma de política externa baseada na atração e persuasão, ao invés da coerção. Essa abordagem se baseia em valores políticos e políticas externas para influenciar outros países e organizações internacionais. Enquanto o hard power se refere ao uso da força militar e econômica, o soft power busca ganhar relevância através da criação de um apelo positivo e atrativo. 

Global Soft Power Index 
O Global Soft Power Index, publicado pela Brand Finance, avalia a capacidade de uma nação influenciar as preferências e comportamentos de vários atores internacionais considerando fatores como familiaridade, reputação e influência. O índice também considera dimensões cultura, patrimônio, governança, comércio, mídia, educação, ciência, pessoas e sustentabilidade. 

Este índice é crucial para entender onde um país pode melhorar sua influência global, fornecendo insights valiosos sobre onde alocar recursos, aprimorar políticas públicas e desenvolver estratégias de negócios - e oferecendo uma vantagem competitiva ao transformar ativos intangíveis em valores mensuráveis. 

Desempenho do Brasil no Índice 
Em 2024, o Brasil ocupou a 31ª posição no Global Soft Power Index, sendo o país latino-americano mais bem classificado. No entanto, em comparação com 2022, caiu três posições devido à má gestão da pandemia e instabilidade política. Apesar das quedas em governança, mídia, comunicação, educação e ciência, o Brasil se destacou em cultura e patrimônio.

A influência do Rio de Janeiro 
Quando se pensa em Brasil é inevitável pensar em Rio de Janeiro. Considerando toda a potência dos recursos naturais, culturais, patrimoniais, dos recursos tangíveis e intangíveis do estado, a vocação para o desenvolvimento da Indústria Criativa e para o desenvolvimento do soft power, a Firjan percebeu a necessidade de construir sua própria leitura sobre o termo: Soft Power como a influência de um lugar que atrai e cria desejo através de suas ideias, culturas, valores, patrimônios e estilo de vida, transformando o intangível em tangível, gerando diferencial e valor para seus produtos e serviços e tornando-se destino de turistas e investimentos. 

O potencial de todo o estado para desenvolver seu soft power é indiscutível: 

• Cultura e patrimônio 
A cidade do Rio de Janeiro possui um patrimônio cultural rico e diversificado, com influências de várias partes do mundo. A música pujante, o samba, o funk, a bossa nova, o cinema e os diversos eventos culturais e esportivos desempenham um papel crucial na promoção de todo o estado. 

• Produção cultural autêntica 
As favelas e periferias do Rio são um centro de produção empreendedora e cultural autêntica, com ritmos musicais únicos e manifestações artísticas que refletem a identidade local. 

• Eventos e festivais 
O Carnaval do Rio de Janeiro é um dos maiores e mais famosos festivais do mundo, atraindo milhões de visitantes todos os anos. Eventos como este não apenas geram receita, mas também fortalecem a imagem cultural do país. 

• Esportes 
O futebol é uma parte fundamental da cultura carioca. Clubes como Flamengo e Fluminense têm uma grande base de fãs e são conhecidos mundialmente, contribuindo para a imagem esportiva do Rio. 

• Potencial para desenvolvimento da Indústria Criativa 
Segundo a última publicação do Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, o Rio de Janeiro é o estado com maior contribuição do PIB Criativo no PIB do estado. Dessa forma, podemos afirmar que o Rio de Janeiro é o estado mais criativo do país com enorme potencial para que a Indústria Criativa permaneça contribuindo significativamente para a economia do estado. 

• Lifestyle 
O mundo admira o estilo de vida brasileiro e, especialmente, o carioca. A riqueza cultural, as cores, a vida na praia, a descontração e a alegria são algumas características que compõem o lifestyle e atraem visitantes do mundo inteiro para o Rio de Janeiro. 

No City Index 2023, um estudo sobre a percepção das cidades, também publicado pela Brand Finance, a cidade do Rio de Janeiro ocupa a 69ª posição, é a cidade brasileira com melhor classificação. As cinco cidades com melhor percepção são Londres, Nova York, Paris, Los Angeles e Sidnei, e são avaliadas dimensões como familiaridade, reputação, consideração, negócios e investimentos, habitabilidade, cultura e patrimônio, pessoas e valores, sustentabilidade e transporte, governança, educação e ciência. 

Desafios e oportunidades para fortalecer o Soft Power 
Investir em políticas públicas que assegurem mais educação, infraestrutura e segurança e, por consequência, aprimorem o ambiente de negócios do Rio de Janeiro é fundamental para fortalecer o nosso soft power. Mas não só isso. O investimento em inovação, ciência e tecnologia, por meio de um esforço colaborativo entre academia, governo e setor privado, também é uma iniciativa fundamental para melhorar a reputação internacional do Brasil e atrair talentos globais. 

Aprofundando a discussão e relacionando Brasil e Rio de Janeiro, é indiscutível o enorme potencial para o desenvolvimento de soft power. A combinação desses investimentos, entretanto, pode fazer a diferença e ajudar o país a mudar de patamar, resgatar a autoestima da população e explorar toda a sua riqueza cultural e local, tornando Rio e Brasil territórios admirados e desejados no mundo inteiro. 

*Julia Zardo é gerente de Ambientes de Inovação da Casa Firjan. Natany Borges é Jornalista e Especialista de projetos da Casa Firjan. Oswaldo Neto é analista de Projetos Especiais da Casa Firjan.