10 startups brasileiras que estão fazendo a diferença no combate ao coronavírus

Natureza disruptiva das startups oferece competências necessárias para mitigar a doença

em 15/05/2020

10 startups brasileiras que estão fazendo a diferença no combate ao coronavírus

A crise causada pelo novo coronavírus tem mobilizado os mais diversos setores da economia para frear o contágio da Covid-19 e mitigar suas consequências. Por sua natureza disruptiva, as startups têm nas mãos as competências necessárias para o combate à doença e já desenvolveram diversas iniciativas em variadas áreas, tais como serviços, educação, lazer e saúde.

Conheça abaixo uma seleção de ações que envolvem tecnologia para a resolução de problemas tão urgentes no Brasil e no mundo. 

1. Compras Sem Corona

Em tempos de pandemia, todo cuidado é bem-vindo! Por esse motivo, existe a recomendação de higienizar as embalagens de alimentos assim que elas chegam do supermercado. O Compras Sem Corona nasceu com a missão de instalar pelo menos um descontaminador de compras em 70% dos supermercados de todo o Brasil. A solução funciona de maneira simples através do uso de radiação ultravioleta (UVC). A ideia é que o equipamento seja acessível a estabelecimentos do país todo e, para isso, foi criada uma campanha na plataforma de financiamento coletivo Kickante, onde qualquer pessoa pode colaborar com doações.

2. Pedro do Coronabr

A Pixit e a Axonn desenvolveram um robô virtual com a intenção de realizar a triagem de pacientes para definir quais precisam de atendimento médico presencial ou quais podem permanecer em casa, com base nos sintomas relatados. O projeto tem parceria da IBM.

3. Mergulhadores do Bem

O projeto Mergulhadores do Bem, desenvolvido por engenheiros da startup gaúcha Owntec, transforma máscaras de mergulho em respiradores para tratar pacientes com complicações pulmonares. Cinquenta máscaras de mergulho já foram adaptadas — 15 delas estão em fase de testes em hospitais de Campinas (SP) e de Santa Cruz do Sul (RS). A solução foi desenvolvida em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, de Campinas - SP, e pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

4. PickCells

A PickCells já usava inteligência artificial (IA) para rastrear padrões em exames bioquímicos rápidos. Com a pandemia, a startup pernambucana “treinou” a IA para rastrear sinais do vírus. Desta forma, agora é possível inferir, a partir de exames comuns de laboratório, a probabilidade de uma pessoa estar contaminada com a Covid-19, mesmo que assintomática.

5. Psicologia Viva

Pensando na saúde mental do brasileiro confinado, a Psicologia Viva, em parceria com o BrazilLAB, vem oferecendo o serviço de atendimento psicológico online. A plataforma conta com uma base de milhares de profissionais em todo Brasil que realizam teleatendimentos, amenizando os impactos da quarentena.

6. Portal Telemedicina

Esta iniciativa usa inteligência artificial para identificar a pneumonia causada pela Covid-19. O algoritmo da startup é baseado no TensorFlow, que analisa a imagem do pulmão e acusa se o paciente está com a pneumonia causada pelo coronavírus, com 95% de precisão. Esta solução tecnológica ainda diferencia as pneumonias tradicionais (virais ou bacterianas) da causada pelo novo vírus.

7. TruckPad

A empresa oferece transporte voluntário e gratuito para mercadorias doadas a hospitais e instituições de assistência médica, tais como álcool em gel, máscaras e equipamentos. A Truckpad surgiu como startup e hoje é uma plataforma que conecta caminhoneiros autônomos e cargas. Mais 18 mil empresas e 1 milhão de caminhoneiros já realizam cerca de 100 mil fretes por mês.

8. Biologix

O que fazer com relação a pacientes de risco com suspeita de Covid-19? A Biologix desenvolveu uma forma de monitoramento remoto, acompanhando a evolução dos sintomas com segurança por meio de uma plataforma extremamente funcional, com parâmetros fisiológicos apresentados em tempo real: saturação de oxigênio (SpO2), frequência cardíaca (FC) e outros sintomas inseridos pelo paciente, como febre, tosse e mal estar.

9. Vizinho do Bem

Em tempos de insegurança, também surge solidariedade. Pensando em ajudar quem mais precisa, a startup Noknox criou um aplicativo para apoiar pessoas que estão no grupo de risco da Covid-19. De forma simples, os voluntários realizam um cadastro e ofereceram ajuda aos seus vizinhos em tarefas simples como fazer compras no supermercado. A ideia nasceu com o desenvolvimento de um aplicativo voltado aos condomínios, que permite realizar controle de acesso, gestão predial e segurança.

10. Mindify

Utilizando inteligência artificial para entregar diagnósticos assistidos, de forma rápida e gratuita, a startup Mindify ajuda pessoas que procuram saber se estão infectadas pelo novo coronavírus. O recurso é utilizado em um aplicativo de plano de saúde, em área dedicada à telemedicina. O paciente responde uma sequência de perguntas no app e realiza a triagem. Depois disso, o médico recebe o relatório preparado pelo sistema e decide quais são os próximos passos a serem tomados. A iniciativa tem parceria com a IBM.

Baixo o mapeamento completo de iniciativas, projetos e soluções realizadas pelas startups para combater o coronavírus.

🔎 Esta é a primeira matéria da série “Mapeamento do ecossistema de inovação: iniciativas, soluções e projetos dos atores para combate à Covid – 19”. Nas próximas semanas, a Casa Firjan selecionará outras iniciativas, projetos e soluções realizadas por outros atores do ecossistema, como: instituições de fomento, bancos e investidores; universidades; governo e aceleradoras e Incubadoras.

Tópicos:
  • Covid-19
  • Coronavírus
  • Inovação
  • Startup
  • Nova Economia
  • Colaboração
Em destaque
Ambientes de Inovação Edital de Energia, Smart Cities e Combate à COVID-19 - Shell Iniciativa Jovem

Tire suas dúvidas sobre o edital que vai acelerar 12 empresas com soluções aplicáveis ao setor de energia, cidades inteligentes e tecnologia contra a Covid-19

em 07/08/2020

Ambientes de Inovação Criatividade X coronavírus

Conheça novos modelos de negócios e produtos criados em meio à pandemia

em 28/07/2020

Ambientes de Inovação Da Pandemia para a Utopia 4: Panorama empresarial

Encerramento da série de encontros online debateu a empresa do futuro pós-pandemia

em 09/07/2020