Encontros abordam iniciativas transformadoras para o Rio

Sob o lema "só quero saber do que pode dar certo", bate-papos promovem a livre expressão

em 15/10/2019

Encontros abordam iniciativas transformadoras para o Rio

Lançada no último mês de agosto, a série de eventos “Diálogos do Rio” — uma parceria entre Casa Firjan e Viva Rio — debate ações inspiradoras que estão dando certo e aliam geração de negócios e caminhos da transformação para o futuro.

O foco é debater a partir de ideias já implementadas, com o objetivo de pensar o Rio, seus talentos e potencialidades. “Por isso dizemos que o mote do evento é ‘só quero saber do que pode dar certo’”, salienta Julia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Casa Firjan. “A Casa se propõe a dialogar com diferentes públicos e ecossistemas para a construção de propostas voltadas ao incremento da atividade econômica, pensando também em reter nosso capital humano”, ressalta.

Para provocar esse diálogo, os encontros gratuitos reúnem grandes nomes de referência, de modo a gerar novos olhares para o estado. Para este ano estão previstos cinco encontros. O tema de estreia foi “Capital Espacial: Alicerce do Desenvolvimento”, com Sérgio Magalhães, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), e Izabella Barandier, técnica pericial do Ministério Público fluminense. A segunda edição contou com a advogada e economista Elena Landau e o advogado Marcelo Trindade, responsáveis por debater o "O Desafio Liberal". Em seguida, o antropólogo Rubem César Fernandes e o jornalista Sidney Rezende trataram de um dos maiores desafios do Rio de Janeiro: a segurança pública. 

Entre os demais convidados já confirmados também estão Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central e sócio da Gávea Investimentos, que vai falar sobre Saúde e Economia; e Duda Gouveia Vieira, fundador e CEO do Bunker.vc, para falar sobre Lideranças e Negócios do Futuro.

Para inspirar mais, o evento acontece ao ar livre, no café Na Cantina, com interação do público, resultando em um bate-papo ainda mais aberto e enriquecedor.

Confira a programação:

Capital Espacial: Alicerce do Desenvolvimento
Quinta-feira, 29 de agosto, às 18h
Debatedores: Sérgio Magalhães, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), e Izabella Barandier, arquiteta e urbanista, professora da PUC-Rio.

O Desafio Liberal
Quinta-feira, 19 de setembro, às 18h
Debatedores:
Marcelo Trindade, ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); e Elena Landau, advogada, economista e ex-diretora do BNDES.

Segurança: É Possível Vencer Essa Guerra?
Quinta-feira, 26 de setembro, às 18h
Debatedores:
Rubem César Fernandes, antropólogo, fundador do Viva Rio; e Sidney Rezende, jornalista.

Saúde e Economia
Quinta-feira, 17 de outubro, às 18h
Debatedores:
Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central e sócio da Gávea Investimentos; Vera Cordeiro, médica e fundadora da Associação Saúde Criança; e Miguel Lago, cientista político e cofundador da rede Meu Rio e diretor da ONG Nossas.

Lideranças e Negócios do Futuro 
Quinta-feira, 14 de novembro, às 18h
Debatedores:
Francisco Araújo, antropólogo e professor do MBA Global in Business Management do IBMEC; e Duda Gouveia Vieira, fundador e CEO do Bunker.vc.

Em destaque
Diálogos Diálogos de Adaptabilidade – mudanças que vieram para ficar

Encontro debateu transformações corporativas no contexto da pandemia

em 25/09/2020

Diálogos Alianças estratégicas de fomento à inovação

Encontro da série Diálogos debateu as mudanças no Marco Legal da Inovação para parcerias estratégicas com a iniciativa privada

em 31/07/2020

Diálogos Diálogos: Os efeitos da Covid-19 na redistribuição das cadeias globais de valor

Encontro debateu caminhos no pós-pandemia para a reconstrução de cadeias de produção no país

em 04/06/2020