Podcast: o formato que se encaixa na jornada do consumidor 

Eliseu Barreira Junior, head de Marketing de Produtos, Licenciamento e Formatos Publicitários na Globo, destaca a evolução do mercado de podcasts

em 28/07/2025

Formato estratégico que se adapta à rotina dinâmica do consumidor, o podcast oferece entretenimento e informação em uma série de momentos do dia a dia em que a atenção visual não está disponível, como durante tarefas domésticas, por exemplo. Quem explica é Eliseu Barreira Junior, Head de Marketing de Produtos, Licenciamento e Formatos Publicitários na Globo e presidente do Comitê de Áudio Digital do IAB. 

Em entrevista à Casa Firjan, ele destaca que esse mercado evoluiu significativamente nos últimos anos. Impulsionado pela pandemia, que acelerou tanto a produção quanto o consumo, o formato ganhou novas roupagens, como os videocasts, e hoje conta com uma indústria mais profissionalizada, especialmente com o avanço da inteligência artificial e de outras tecnologias.

Confira também:
Futuro dos podcasts: novas tendências desse mercado, com Camila Justo do Spotify
O mercado de podcasts no Brasil e o potencial desse formato