Por que o empreendedorismo social pode impulsionar o desenvolvimento do Rio

Entenda a importância do empreendedorismo social e os principais desafios na geração de novos negócios em territórios de baixa renda

em 12/09/2024

 

A Rocinha é uma favela com intensa dinâmica comercial, cuja atividade econômica é maior que 90% das cidades brasileiras. Assim como a Rocinha, outros inúmeros territórios vulneráveis espalhados pelo estado do Rio podem não só produzir, mas gerar inovação, transformar o seu entorno e desenvolver as cidades.

Confira também:
Empreendedorismo por necessidade: como apoiar os pequenos negócios e transformá-los em grandes oportunidades

Empreendedorismo feminino: receitas de sucesso e inovação

Nova Economia: a importância da inovação para o desenvolvimento do estado

É nesse contexto que o primeiro Parque de Inovação Social Tecnológico e Ambiental (PISTA), através do empreendedorismo social, trabalha para gerar tecnologias sociais, desenvolver negócios de impacto e fortalecer a qualificação profissional em temáticas emergentes. Mas quais são hoje os principais desafios na geração de novos negócios em territórios de baixa renda e a consequente redução da desigualdade social? E qual o papel de entidades como o PISTA na transição da economia atual para a economia futuro, mais focada na inteligência artificial?

Convidado: José Alberto Aranha, conselheiro executivo do PISTA e fundador do Instituto Gênesis, a incubadora de empresas da PUC-Rio

Curador: José Luiz Alquéres, presidente do Conselho Estratégico da Casa Firjan

Apresentadora: Natany Borges, jornalista e especialista de projetos da Casa Firjan

🎧 Ouça o podcast Pensa Rio em outras plataformas:        
▪️ Spotify        
▪️ Amazon Music             
▪️ YouTube        
▪️ Deezer        
▪️ iHeartRadio        
▪️ Apple Podcasts        
▪️ iHeartRadio        
▪️ Podcast Addict        
▪️ Podchaser

📫 Para comentários, sugestões e críticas, mande um e-mail para casafirjan@firjan.com.br com o assunto PODCAST. Queremos te ouvir!