Criatividade, Ciência e Inclusão: A Cultura STEAM em Prática

No III Encontro de Educadores do Século XXI, especialistas mostram como a educação pode transformar realidades por meio da abordagem STEAM

em 04/08/2025

O painel reúne Priscila Bento, professora na Firjan SESI Petrópolis; Roberta Macedo, orientadora educacional em Duque de Caxias; e Thereza Cristina de Lacerda Paiva, professora do Instituto de Física da UFRJ. Juntas, elas compartilham experiências que integram ciência, tecnologia, arte e inclusão desde a infância até a formação cidadã. 

As falas destacam práticas como cultura maker, robótica e projetos que aproximam meninas das ciências, sempre com foco na equidade, no pertencimento e no desenvolvimento local. 

O painel fez parte da programação do III Encontro de Educadores do Século XXI, realizado nos dias 12 e 13 de julho de 2025 pelo programa Educação para Formadores – Firjan SESI, da Casa Firjan. 

Para acessar as demais palestras e painéis do III Encontro de Educadores do Século XXI, clique em seminários ou assista no canal da Firjan no Youtube.