Educar é Reencantar o Mundo: Saberes Ancestrais para Tempos de Ruptura

Palestra de Daniel Munduruku aponta caminhos para uma nova ontologia e epistemologia educativa baseadas em escuta, convivência, ancestralidade e pluralidade de saberes

em 04/08/2025

O escritor, professor, ativista indígena e fundador da Academia de Letras de Lorena (SP), Daniel Munduruku, propõe uma reflexão profunda sobre a crise de sentido que atravessa o mundo contemporâneo e os limites de uma racionalidade que esvaziou a vida de encantamento e coletividade. 

A partir de um ponto de vista indígena e de sua longa trajetória como educador, ele convida o público a repensar a educação não apenas como instrumento de transmissão de conteúdo, mas como prática de reexistência, cura e reinvenção do humano. 

A palestra integrou a programação do III Encontro de Educadores do Século XXI, realizado nos dias 11 e 12 de julho pelo programa Educação para Formadores - Firjan SESI, da Casa Firjan. 

Para acessar as demais palestras e painéis do III Encontro de Educadores do Século XXI, clique em seminários ou assista no canal da Firjan no Youtube.