Em Cartaz

Sala Casa Firjan

O espaço abriga uma exposição permanente sobre a história da casa, apresentando desde sua aquisição pela família Guinle, o processo de restauro do palacete, o concurso para construção do prédio anexo e a compra de outra propriedade para a expansão das instalações da Casa Firjan.

Terça a domingo | 9h às 18h30
Entrada gratuita.

SAIBA MAIS

Paisagem em Preto e Branco - O Rio de Cesar Barreto

A mostra oferece uma experiência única que convida a uma viagem visual pelo Rio de Janeiro. Assinadas pelo fotógrafo Cesar Barreto, as fotografias revelam dois lados da cidade: o "Rio Pictoresco" e o "Rio Olímpico", capturando a paisagem carioca de maneira singular.

Terça a domingo | 9h às 18h30
Entrada gratuita.

SAIBA MAIS

Exposições anteriores

ZERO HIDROGRÁFICO - à deriva na incerteza

A instalação explorou a inconstância dos oceanos e o impacto da ação humana nas mudanças climáticas. A obra assinada pela dupla MOTTA & LIMA apresentou lâmpadas suspensas que oscilam como as marés e produzem um som mecânico que remete ao movimento das ondas, desafiando a ideia de uma referência fixa e estável.

SAIBA MAIS

Memórias Vivas - Ofícios em Extinção

A exposição contou com trabalhos fotográficos inéditos de 11 artistas de diferentes regiões da cidade do Rio de Janeiro. Os visitantes foram convidados a refletir sobre o passado e o presente e as transformações das profissões de costureiras, barbeiros, calceteiros, lavadeiras e ceramistas ao longo dos anos.

SAIBA MAIS

O Futuro das Profissões

A mostra abordou as transformações no mundo do trabalho e a necessidade constante de aprender, presente na maioria das trajetórias profissionais. Através de uma projeção original exibida em formato de vídeo, tótens com depoimentos e um quiz interativo, o público foi convidado a uma reflexão: o futuro não é mais o mesmo, tampouco as profissões e os modos de trabalhar.

SAIBA MAIS

Arte Maker: Tecnologias Ancestrais

Inspirada no universo STEAM, a mostra explorou a interseção entre tecnologia, ancestralidade e diversidade cultural ao exibir obras de alunos e alunas das Escolas Firjan SESI. A exposição, que ocorreu de 2 de março a 14 de abril de 2024, ofereceu uma reflexão sobre os saberes ancestrais dos povos originários e afro-brasileiros.

SAIBA MAIS

Tempo-Revés

Integrando a programação da 6ª edição do Festival Futuros Possíveis, em 2023, a instalação artística convidou o público a explorar as camadas do tempo, livres de referências a dias, meses e anos. A obra de Lucas Dupin, composta por 37 calendários de papel — um para cada ano de vida do artista — cresce a cada novo ciclo, desafiando nossa compreensão do tempo.

SAIBA MAIS

Design e indústria – a história da tradicional botica Granado

Em cartaz de outubro de 2023 a janeiro de 2024, a exposição apresentou os principais acontecimentos dos 153 anos de história da Granado: uma jornada fantástica percorrida por uma indústria centenária, que consegue unir modernidade e processos artesanais, preservando os atributos e a qualidade que conquistam o consumidor e que tão bem representa a força da indústria no Rio de Janeiro.

SAIBA MAIS

Rio do Futuro

Em julho, a Casa Firjan abriu suas portas para a exposição Rio do Futuro, desdobramento do Edital de Cultura Firjan SESI 2022. Os visitantes puderam contemplar as transformações imaginadas e as soluções criativas que poderiam moldar o futuro da cidade do Rio de Janeiro, sem se esquecer da nostalgia do ontem-hoje e considerando os desafios e as oportunidades de um mundo em constante evolução.

SAIBA MAIS

Transformação Digital

A mostra 100% on-line é dividida em salas com temáticas específicas: Descobrir, Mapear, Reconhecer, Verificar, Caminhar, Refletir e Mergulhar. Seguindo esse caminho, o visitante vai passar pelo conceito de transformação digital e descobrir como ela impacta contextos como cidade, saúde, uso de dados e economia. Também são apresentados cases de transformação digital de empresas.

SAIBA MAIS

Educar para transformar

Robôs, games, simuladores, realidade aumentada, protótipos com design de fabricação digital, entre outros itens criativos e interativos, compuseram a “Educar para Transformar”, exposição que mostrou um pouco do trabalho realizado pela Firjan SENAI SESI, desenvolvendo uma educação inovadora, alinhada com as tendências do futuro. A mostra ocupou três espaços da Casa Firjan.

SAIBA MAIS

Decupagem Iole de Freitas

Decupagem Iole de Freitas abordou momentos diversos da produção da artista contemporânea, desde os anos 1970 até a atualidade, acompanhando o desdobramento de questões que lidam com corpos e espaços. Tecido de plástico, espuma, inox, papel e fios de cobre são apenas alguns dos materiais utilizados pela artista que cedeu boa parte de suas realizações para o IAC de São Paulo. 

SAIBA MAIS

Data Corpus

Com arte digital, instalações e atividades interativas sobre o universo da análise de dados, a exposição reuniu obras e trabalhos criados por profissionais de diversas áreas de atuação, como o estatístico americano Nathan Yau, o engenheiro nova-iorquino Matt Daniels, o especialista alemão em visualização de dados Moritz Stefaner, e o designer brasileiro Marlus Araujo, além de instalações do Cappra Lab e da Casa Firjan.

SAIBA MAIS

Transformação

A exposição "Transformação" marcou a estreia da Casa Firjan, apresentando a história da indústria e do empreendedorismo no Rio de Janeiro e no Brasil. Em meio a fotografias, painéis digitais, esculturas e atividades interativas, o público foi convidado a fazer um passeio pelo desenvolvimento da indústria e do mercado de trabalho brasileiro, incluindo a trajetória de seus principais empreendedores e a introdução de novas tecnologias.

SAIBA MAIS