#2 NF... o quê? | Casa Firjan em Pauta

NFTs permitem que as empresas ofereçam experiências diversas relacionadas aos bens tangíveis

20/06/2022

#2 NF... o quê? | Casa Firjan em Pauta

Edição #2 | Junho 2022*

ESG não é a única sigla de três letras que tem causado furor nos corredores, salas de reunião - e calls - nas empresas. Os NFTs, tokens não-fungíveis, eleitos pelo dicionário britânico Collins como “palavra do ano” em 2021, movimentaram mais de 16 bilhões de dólares no primeiro trimestre de 2022, um aumento de 13,25% se comparado ao volume total do último trimestre do ano anterior.

Mas o que são NFTs?

Os tokens não-fungíveis funcionam como “certificados digitais” que conferem a seus detentores a garantia de propriedade única de um ativo virtual, como uma obra de arte, por exemplo. Esse certificado exclusivo é registrado em blockchain, que garante a originalidade do ativo. O termo foi cunhado em 2017, três anos depois do surgimento da primeira obra com certificado tipo NFT, criada pelo artista nova-iorquino Kevin McCoy em 2014

Muito além de produtos

Os NFTs permitem que as empresas ofereçam experiências diversas relacionadas aos bens tangíveis. A Aramis, empresa de vestuário masculino, lançou recentemente uma campanha anunciando uma jaqueta que aquece “no mundo real e no virtual”. Apenas 30 unidades físicas do produto foram vendidas e os cinco últimos compradores também adquiriram, além da peça NFT, ingressos para festas e participação em um clube de benefícios da marca. O case foi apresentado no Aquário Casa Firjan pela Juliana D’Auria, gerente de Marketing e Comunicação da empresa:

Assista à edição completa do Aquário Casa Firjan, que contou também com a participação de Fabio Rabelohead de Digitalização e Novos Modelos de Negócios da Volkswagen para a América do Sul, e Caio Barbosa, CEO da Lumx Studios. Aproveite e baixe também o 76º Dossiê: NFT nas empresas

Novas possibilidades de negócio

Em artigo publicado na plataforma de conteúdo da Casa Firjan, os especialistas do Lab de Tendências Isabela Petrosillo e Iuri Campos explicam que ainda é cedo para determinar que essa tecnologia continuará fazendo parte das estratégias de negócios no futuro. Eles apontam, porém, como os mais diversos setores da indústria têm “surfado” na onda dos NFTs para fortalecerem suas marcas. 

Lar, doce NFT

O processo de compra, venda e gestão de imóveis é muito burocrático. A Netspaces quer mudar isso com a tokenização desses bens. A primeira proptech do Brasil já transformou 30 imóveis em NFTs e está ganhando cada vez mais atenção da mídia com a simplificação desse processo. Para entender melhor sobre essa transformação, ouça o 8º episódio do podcast Lab de Tendências, com Andreas Blazoudaskis, CEO da Netspaces.

Para entender mais sobre as tecnologias por trás da blockchain e da tokenização, ouça também o episódio #2 do podcast Lab de Tendências, com Maurício Magaldihead de Cripto da 11FS e criador do podcast Blockdrops. 

*Casa Firjan em Pauta é uma newsletter originalmente publicada no Linkedin. Assine!