O framework de competências em IA da UNESCO para professores
Em um cenário de transformação digital, a prática de ensinar traz ainda mais desafios
em 25/02/2025

Por André Ozawa*
A transformação digital, impulsionada pela inteligência artificial (IA), redefine o cenário educacional, exigindo uma reavaliação das competências dos professores. A UNESCO, ciente dessa necessidade, lançou o "AI Competency Framework for Teachers" (AI CFT), um guia para preparar os educadores para os desafios e oportunidades da IA na sala de aula. Este artigo visa analisar o AI CFT, detalhando suas dimensões e níveis de progressão, com exemplos práticos de atividades que demonstram a aplicação do framework no contexto educacional e, principalmente, o papel do SESI e SENAI no apoio aos educadores nesse processo.
O contexto da inteligência artificial na educação
A IA, ao processar vastas informações, gerar conteúdo e auxiliar na tomada de decisões, altera a dinâmica tradicional da relação professor-aluno, transformando-a em uma interação professor-IA-aluno. Essa mudança exige que os professores dominem novas competências para integrar a IA de forma ética e eficaz em suas práticas pedagógicas. Poucos países definiram essas competências ou desenvolveram programas nacionais para treinar professores em IA, deixando muitos educadores sem orientação adequada.
O AI Competency Framework for Teachers da UNESCO
O AI CFT da UNESCO surge como uma resposta à lacuna existente na definição de competências e no desenvolvimento de programas de treinamento em IA para professores. O framework define o conhecimento, as habilidades e os valores que os professores devem dominar na era da IA, estruturados em cinco dimensões e três níveis de progressão. O framework foi desenvolvido com os princípios de proteger os direitos dos professores, aumentar a agência humana e promover a sustentabilidade.
Dimensões do AI CFT: Uma Análise Detalhada
O AI CFT é estruturado em cinco dimensões inter-relacionadas que abrangem os aspectos essenciais para a competência em IA dos professores.
1. Mentalidade centrada no ser humano: Esta dimensão define as atitudes e orientações críticas necessárias para desenvolver interações humano-IA, enfatizando a importância de colocar as necessidades humanas em primeiro lugar e de nutrir a literacia e a capacitação humana. Os professores devem avaliar as metodologias para avaliar os benefícios e riscos associados à IA e sua aplicação.
• Exemplo: Um professor que demonstra uma mentalidade centrada no ser humano questiona o impacto da IA na autonomia dos alunos ao utilizar ferramentas de correção automática de textos, buscando alternativas que promovam o desenvolvimento da escrita e do pensamento crítico.
2. Ética da IA: Esta dimensão delineia os princípios éticos, regulamentações, leis e aplicações práticas que os professores precisam entender e aplicar. Os professores devem ser capazes de avaliar o uso da IA e tomar decisões responsáveis na adaptação de regras éticas.
• Exemplo: Um professor que compreende a ética da IA analisa criticamente os algoritmos utilizados em plataformas de aprendizagem online, identificando possíveis vieses e promovendo a equidade no acesso e na avaliação dos alunos.
3. Fundamentos e aplicações da IA: Esta dimensão especifica o conhecimento conceitual e as habilidades operacionais que os professores precisam para entender e aplicar ferramentas de IA em ambientes de aprendizagem centrados no aluno. Os professores devem entender a definição de IA, o básico sobre as principais categorias de tecnologias de IA e as habilidades necessárias para selecionar, aplicar e personalizar ferramentas de IA.
• Exemplo: Um professor que domina os fundamentos da IA explica aos alunos como funcionam os sistemas de recomendação de conteúdo, incentivando-os a questionar os resultados e a buscar diferentes perspectivas.
4. Pedagogia da IA: Esta dimensão propõe um conjunto de competências necessárias para uma integração pedagógica propositada e eficaz. Abrange a capacidade de validar e selecionar ferramentas de IA e integrá-las em métodos pedagógicos para apoiar a preparação de aulas, o ensino, a socialização, o cuidado social e a avaliação da aprendizagem.
• Exemplo: Um professor que utiliza a pedagogia da IA cria atividades de aprendizagem personalizadas com o auxílio de ferramentas de IA, adaptando o conteúdo e o ritmo às necessidades individuais de cada aluno.
5. IA para o aprendizado profissional: Esta dimensão descreve as competências que os professores precisam para utilizar a IA em seu próprio desenvolvimento profissional. Isso inclui a capacidade de aproveitar o aprendizado ao longo da vida e a aprendizagem colaborativa profissional em vista da transformação de sua prática de ensino.
• Exemplo: Um professor que utiliza a IA para o aprendizado profissional participa de comunidades online de prática, compartilhando experiências e aprendendo com outros educadores sobre o uso da IA na sala de aula.
Níveis de Progressão do AI CFT: Do Básico à Inovação
O AI CFT define três níveis de progressão que representam o desenvolvimento contínuo das competências dos professores em IA.
1. Adquirir: Este nível representa o ponto de partida para os professores que buscam integrar a IA em sua prática. Os professores devem aprender a avaliar, selecionar e explorar ferramentas de IA de forma eficaz.
• Exemplo de atividade: Análise crítica de ferramentas de IA utilizadas na educação, identificando seus benefícios e riscos. Os professores podem escrever redações sobre o impacto da IA na autonomia humana e nos direitos, ou projetar cartazes sobre como a IA pode impactar a vida individual e coletiva.
2. Aprofundar: Neste nível, os professores integram a IA na concepção de atividades pedagógicas, promovendo o aprendizado centrado no aluno. Os professores demonstram compreensão aprofundada da prestação de contas humana na determinação do projeto, implantação e uso da IA.
• Exemplo de atividade: Criação de um plano de aula que utilize ferramentas de IA para personalizar o aprendizado dos alunos, considerando seus estilos de aprendizagem e necessidades individuais. Os professores também podem mapear os usos aceitáveis da IA e ilustrar os usos da IA com diversos alunos.
3. Criar: Este nível representa o ápice do desenvolvimento das competências em IA, onde os professores inovam com a IA, criando novas soluções para desafios educacionais e adaptando ferramentas de IA para contextos específicos. Os professores devem demonstrar uma compreensão crítica do impacto social do uso de ferramentas de IA.
• Exemplo de atividade: Desenvolvimento de um projeto de pesquisa que explore o uso da IA para resolver um problema específico da escola ou da comunidade, como a criação de um sistema de recomendação de livros personalizado para a biblioteca escolar. Os professores também podem escrever textos sobre como o uso de IA promove o bem-estar social e planetário.
O Apoio do SESI e SENAI aos Educadores na Era da IA
No Rio de Janeiro, o SESI e o SENAI se destacam como instituições que oferecem suporte aos educadores no desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI, incluindo o uso da IA na educação.
O SESI - Formação para Educadores, da Casa Firjan, tem como objetivo a qualificação e transformação pedagógica dos educadores, focando no desenvolvimento de competências que atendam às demandas do mercado de trabalho atual. O programa oferece aos educadores as ferramentas necessárias para promover ambientes de aprendizagem que estimulem a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico, além de capacitá-los para integrarem novas tecnologias em suas práticas pedagógicas.
• Portfólio e Cursos: O SESI oferece uma variedade de cursos e workshops que abordam temas como metodologias ativas de aprendizagem, pensamento computacional, cultura de inovação e tecnologias digitais na educação. Esses cursos podem auxiliar os educadores a desenvolverem as competências descritas no AI CFT da UNESCO, como a mentalidade centrada no ser humano, a ética da IA e a pedagogia da IA.
O Laboratório de Design e Fabricação Digital do SENAI, da Casa Firjan, oferece cursos voltados para o desenvolvimento de competências tecnológicas e criativas, alinhados às necessidades emergentes do mercado. Os cursos proporcionam aos alunos e profissionais o domínio de novas tecnologias, como impressão 3D e prototipagem digital, com foco no design e na fabricação inovadora.
• Portfólio e Cursos: O SENAI oferece cursos de programação, design thinking, prototipagem rápida e fabricação digital. Esses cursos podem auxiliar os educadores a desenvolverem as competências descritas no AI CFT da UNESCO, como os fundamentos e aplicações da IA e a IA para o aprendizado profissional. Ao dominar as tecnologias digitais, os educadores podem criar atividades de aprendizagem mais envolventes e personalizadas para seus alunos.
• O SENAI capacita os participantes a desenvolverem uma postura de criadores, aplicando as tecnologias mais recentes em projetos de design e inovação.
*André Ozawa é educador e coordenador do portfólio Firjan SESI para educadores da Casa Firjan.