10 iniciativas inovadoras de universidades brasileiras contra a Covid-19

Vacina, ventilador pulmonar, saúde mental e produção de EPIs são alguns dos projetos acadêmicos contra o novo coronavírus

em 28/05/2020

10 iniciativas inovadoras de universidades brasileiras contra a Covid-19

Pesquisadores de universidades federais brasileiras, das mais variadas áreas de conhecimento, vêm somando esforços com governos, órgãos de fomento e empresas no desafio do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. As linhas de pesquisa têm sido redirecionadas para investigações com a finalidade de auxiliar o país a conter o avanço da doença ou a mitigar as consequências da pandemia. Há também projetos-piloto já aprovados em busca de parceria para implementação.

Baixe aqui o mapeamento completo de estudos, iniciativas e projetos realizados pelas universidades para combater o novo coronavírus.

Conheça abaixo 10 iniciativas inovadoras de universidades brasileiras que utilizam tecnologia, pesquisa e ciência e já colhem frutos.

1.    UFRJ
No Rio de Janeiro, pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) desenvolveram um modelo matemático que possibilita traçar previsões para o número de casos da Covid-19, reportados e não reportados, assim como o pico da pandemia em cenários com diferentes medidas de saúde pública. Além disso, a produção de protetores faciais (face shields) não descartáveis para uso hospitalar está a todo vapor. Essa frente de atuação é uma parceria entre a universidade, PUC-Rio, UNIRIO e membros da sociedade civil.
SAIBA MAIS

2.    UFF
A Universidade Federal Fluminense criou uma ação voluntária organizada pela Escola de Engenharia, que está criando diversas iniciativas como a fabricação de equipamento de proteção individual e outros instrumentos que serão utilizados por equipes de saúde. Além disso, através de uma parceria com a Penitenciária Estadual Talavera Bruce, estão sendo produzidas trinta mil máscaras descartáveis. 
SAIBA MAIS

3.    UFSC
Um protótipo de ventilador pulmonar criado no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina foi aprovado nos testes realizados no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O professor responsável pelo projeto, Saulo Güths, agora busca uma empresa habilitada junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produzir o aparelho. A iniciativa é apoiada pela Fundação de Amparo e Extensão Universitária (Fapeu) e possui aporte de recursos pelo Núcleo de Análise Gerencial e Fiscal (Nagefi). 
SAIBA MAIS

4.    UFRGS
Saúde mental é o foco da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica e Psicopatológica (NEAPP/UFRGS) vem realizando pesquisas com maiores de 18 anos a respeito do tema “A pandemia Covid-19 e seus impactos na saúde mental do brasileiro”. O estudo busca entender como o isolamento social e a quarentena afetam o lado psicológico da população. Ele também auxiliará na formulação de estratégias e de materiais voltados à promoção da saúde nesta especialidade médica em situações de crise e de distanciamento social. A participação ocorre via formulário eletrônico. 
SAIBA MAIS

5.    UFMG
A Universidade Federal de Minas Gerais iniciou a produção de uma possível vacina para o novo coronavírus a partir do vírus da Infuenza H1N1. Apesar do tempo de pesquisa e testes ser extenso, existe a expectativa de a vacina esteja pronta para aplicação em humanos em dois anos. A UFMG é parte integrante de uma rede de pesquisadores dos Ministérios da Saúde (MS) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 
SAIBA MAIS

6.    UFPR
O projeto “Juntos contra a Covid”, da Universidade Federal do Paraná, cruza dados do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para estimar o risco de contaminação pelo novo coronavírus por rua e bairro no Brasil. A plataforma funciona gratuitamente e classifica de baixo a alto o risco de entrar em contato com o novo vírus no entorno de sua residência ou trabalho. O mapa funciona de maneira colaborativa e anônima, compilando formulários respondidos pela internet sobre contato com pessoas contaminadas, viagens ao exterior, condições de saúde, entre outras questões. Por motivos financeiros, as atividades foram pausadas e os dados coletados até o dia 28/05/2020 às 00:11:53 estão disponíveis para consulta. O projeto sem fins lucrativos recebeu apoio da Amazon Web Services e agora busca novos incentivos para investir em servidores e retornar as atividades. 
SAIBA MAIS

7.    USP
Focada em inciativas voltadas para saúde, a Universidade de São Paulo (USP) está trabalhando em pesquisas para o desenvolvimento de respiradores artificiais; diagnósticos; vacina; novos tratamentos; equipamentos de proteção; simuladores, plataformas e algoritmos. 
SAIBA MAIS

8.    UFSM
A Universidade Federal de Santa Maria lançou o Mitômetro na Revista Arcos, projeto que visa esclarecer a veracidade de informações sobre a Covid-19. Além disso, existem mais de 50 projetos de pesquisa em andamento sobre o novo coronavírus. A produção de álcool gel foi reforçada e a testagem de casos de Covid-19 foi implementada nas cidades de Santa Maria e Palmeira das Missões. Para ajudar com os aparatos médicos, a instituição também está fabricando e reesterilizando EPIs. Além disso, existe uma frente de recuperação e desenvolvimento de respiradores e o estudo para a criação de maçanetas “hands free”; rodos com luz ultravioleta para higienização de ambientes, entre outros. 
SAIBA MAIS

9.    UFPA
Professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Pará desenvolveram o material “Fique ativo durante o isolamento social”. A cartilha oferece orientações à população sobre como adotar ou manter hábitos saudáveis dentro de casa durante a pandemia. Confira!
SAIBA MAIS

10.    UFV 
A Universidade Federal de Viçosa está produzindo milhares de máscaras profissionais para doação. Além disso, seis laboratórios da universidade estão entre os 19 credenciados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) para realizar testes de detecção do novo coronavírus. Já o Departamento de Medicina e Enfermagem oferece ioga e Thetahealing para os profissionais da saúde. 
SAIBA MAIS

🔎 Esta é a terceira matéria da série “Mapeamento do ecossistema de inovação: iniciativas, soluções e projetos dos atores para combate à Covid – 19”. Nas próximas semanas, a Casa Firjan oferecerá conteúdo sobre iniciativas, projetos e soluções sendo realizados por outros atores do ecossistema. 

Leia também
10 startups brasileiras que estão fazendo a diferença no combate ao coronavírus
O que instituições financeiras e de fomento estão fazendo para ajudar o combate à Covid-19?

 

Tópicos:
  • Inovação
  • Academia
  • Open Innovation
  • Coronavírus
  • Covid-19
  • Nova Economia
Em destaque
Ambientes de Inovação Edital de Energia, Smart Cities e Combate à COVID-19 - Shell Iniciativa Jovem

Tire suas dúvidas sobre o edital que vai acelerar 12 empresas com soluções aplicáveis ao setor de energia, cidades inteligentes e tecnologia contra a Covid-19

em 07/08/2020

Ambientes de Inovação Criatividade X coronavírus

Conheça novos modelos de negócios e produtos criados em meio à pandemia

em 28/07/2020

Ambientes de Inovação Da Pandemia para a Utopia 4: Panorama empresarial

Encerramento da série de encontros online debateu a empresa do futuro pós-pandemia

em 09/07/2020