10 iniciativas de colaboração entre empresas no combate à Covid-19

Programa de Resiliência Produtiva da Firjan e demais ações da iniciativa privada apostam na união de forças

em 25/06/2020

10 iniciativas de colaboração entre empresas no combate à Covid-19 10 iniciativas de colaboração entre empresas no combate à Covid-19

Assim como o novo coronavírus chegou de forma transversal na sociedade, as respostas para o seu enfrentamento não poderiam ser diferentes. A união de diversos atores, mesmo que à distância, vem se mostrando importante no combate à pandemia.

Para além da colaboração entre diferentes setores, empresas do mesmo seguimento também estão unindo esforços para enfrentar os obstáculos da crise. Gigantes da tecnologia como o Facebook, Google, LinkedIn, Microsoft, Reddit, Twitter e YouTube publicaram um comunicado conjunto de comprometimentos para combater a desinformação sobre os avanços da pandemia, dando destaque a conteúdos de autoridades de saúde e retirando fake news de suas plataformas.

A colaboração é peça fundamental para a superação de momentos de crise e, por isso, a Casa Firjan separou algumas iniciativas de parcerias entre empresas no Brasil e no mundo para o combate à Covid-19. Confira abaixo:

1.    Firjan (Programa Resiliência Produtiva)
O Programa Resiliência Produtiva é o conjunto de ações da Firjan para o enfrentamento da crise provocada pelo novo coronavírus. A iniciativa acontece em parcerias com sindicatos e empresas como o CBMA, a Naturgy, o SINDIBEB/RJ e o SIMPERJ, possuindo três linhas atuação:

i.    Propostas e discussões permanentes junto às esferas dos governos federal, estadual e municipal. Tem como objetivo a redução dos impactos na produtividade das empresas e a busca por alternativas para a saída da crise.

ii.    Mobilização empresarial. Promove a conexão entre a esfera produtiva, institutos de pesquisa e universidades, busca respostas ao atendimento à saúde da sociedade e doações a comunidades.

iii.    Oferta permanente de conteúdo para empresas e trabalhadores, informando, prevenindo e antecipando tendências.

2.    G1, O Globo, Extra, Estadão, Folha e UOL
Os veículos G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL decidiram, de forma inédita, trabalhar em parceria na busca e na consolidação dos números sobre a ascensão da Covid-19 nos 26 estados e no Distrito Federal. Essa colaboração foi em resposta à decisão do governo federal de restringir o acesso a dados sobre a pandemia em seus portais oficiais. 

3.    Magnamed, Positivo, Suzano, Klabin, Embraer, Fiat, White Martins e Flex
Para pacientes em estado grave, o ventilador pulmonar é peça-chave no tratamento do novo coronavírus. Para aumentar sua oferta nacional, a Magnamed, maior fabricante do produto no Brasil, contou com o apoio de empresas como Positivo, Suzano, Klabin, Embraer, Fiat, White Martins e Flex para a entregar ao Ministério da Saúde 6,5 mil unidades até agosto de 2020.

4.    Claro, Vivo, TIM e Oi
Para conscientizar a população sobre a importância do distanciamento social, as concorrentes Claro, Vivo, TIM e Oi se uniram na campanha #FiqueBemFiqueEmCasa. A iniciativa tem como objetivo mostrar a importância da conexão remota durante a pandemia. Entre as ações, as empresas liberaram conteúdos de TV e internet, bônus de dados no celular e navegação gratuita no app coronavírus SUS.

5.    Rede D’Or São Luiz, Stone Pagamentos, Mubadala, Qualicorp, SulAmérica Seguros, Vale, Movimento União Rio e Banco BV 
O grupo formado pela Rede D’Or São Luiz, Stone Pagamentos, Mubadala, Qualicorp, SulAmérica Seguros, Vale, Movimento União Rio e Banco BV está custeando a construção do hospital de campanha do Parque dos Atletas, na Zona Oeste do Rio. O projeto foi orçado em R$ 50 milhões que serão divididos entre empresas e promete entregar 200 leitos, sendo 150 de internação e 50 de UTI com equipamentos de alta complexidade.

6.   GlaxoSmithKline (GSK.L) e Sanofi (SAN.PA)
A britânica GSK.L e a francesa SAN.PA, duas das principais empresas da indústria farmacêutica europeia, assinaram uma carta de comprometimento e parceria para a elaboração de uma vacina eficaz contra a Covid-19. Um dos aspectos do acordo é o compartilhamento de tecnologias e inovações que possam auxiliar na criação da imunização. 

7.    Banco Bradesco, Itaú Unibanco e Santander
Itaú, Bradesco e Santander anunciaram a importação e doação conjunta de 5 milhões de testes rápidos de detecção da Covid-19. A chegada do primeiro lote com 500 mil unidades estava prevista para março e será disponibilizado para o Ministério da Saúde. O material foi importado da China e, segundo a nota publicada pelos bancos, a importação teve apoio da infraestrutura logística da Vale no país.

8.    Apple e Google
Em parceria, a Apple e a Google lançaram uma tecnologia de rastreamento para agências de saúde no mundo todo. A API (Interface de Programação) já foi solicitada por 22 países e servirá como ferramenta para autoridades de saúde desenvolverem suas próprias aplicações e monitorarem o contato entre pessoas doentes e o resto da população. 

Para que a API possa ser ativada no aparelho ou antes mesmo de compartilhar um resultado positivo, os usuários precisarão concordar podendo ligar ou desligar as notificações de exposição. Em relação à privacidade, aplicativos não poderão solicitar 

9.    Petlove e Vet Smart
A Petlove, maior petshop online do Brasil, em parceria com a Vet Smart, maior plataforma de auxílio na prescrição e educação continuada de médicos veterinários, lançaram um projeto que apoia pequenos petshops e médicos veterinários de todo o país. O objetivo é possibilitar a venda de seus produtos pela plataforma da Petlove, dando maior visibilidade a empreendimentos menores. 

10.    Magazine Luiza e Martha Medeiros
A parceria entre a rede varejista Magazine Luiza e a estilista Martha Medeiros resultou no Casa Martha Medeiros, loja virtual hospedada no e-commerce do Magazine Luiza que tem como objetivo revender (a preço de custo mais o valor da entrega) produtos de artesãs nordestinas impactadas pela crise gerada pela pandemia. Em sua inauguração, a loja esgotou o estoque arrecadando mais de R$ 100 mil. 

? Esta é a sexta matéria da série “Mapeamento do ecossistema de inovação: iniciativas, soluções e projetos dos atores para combate à Covid – 19”. Nas próximas semanas, a Casa Firjan oferecerá conteúdo sobre iniciativas, projetos e soluções realizadas por outros atores do ecossistema.

Leia também
Governos X Covid-19: 10 ações inovadoras do poder público
10 startups brasileiras que estão fazendo a diferença no combate ao coronavírus
O que instituições financeiras e de fomento estão fazendo para ajudar o combate à Covid-19?
10 iniciativas inovadoras de universidades brasileiras contra a Covid-19
8 iniciativas de incubadoras e aceleradoras no combate à Covid-19