Criatividade X coronavírus

Conheça novos modelos de negócios e produtos criados em meio à pandemia

em 28/07/2020

Criatividade X coronavírus Criatividade X coronavírus

A criatividade é uma das principais características do ser humano. De forma espontânea ou direcionada para a resolução de problemas, quando observamos a História, percebemos que grandes marcos da humanidade ocorreram a partir do exercício criativo: desde a invenção dos primeiros transportes em massa, que reorganizou as formas de interação social; até a criação de smartphones, que revolucionou o modo com que a sociedade lida com a tecnologia no dia a dia. Pensar de forma criativa e diversa expande os horizontes de possibilidades e, por isso, é uma ferramenta importante para o enfrentamento de momentos de crise.

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Entendendo a importância da multidisciplinaridade para a geração de ideias inovadoras, a Casa Firjan mapeou algumas iniciativas criativas de diferentes áreas para o enfrentamento da pandemia. Confira:

Rodos para descontaminação de ambientes
Com o objetivo de esterilizar grandes áreas, o Instituto de Física de São Carlos da USP criou rodos que emitem luz ultravioleta para descontaminação de ambientes. De acordo com a instituição, para que ele seja efetivo, o responsável pela limpeza deve aplicar o rodo durante um minuto em cada metro quadrado da área a ser esterilizada. A partir disso, a radiação UV-C emanada destrói a capa proteica e o material genético do vírus. Os rodos desenvolvidos já foram doados a hospitais.

Pulseira inteligente
A Slightly Robot é uma empresa americana focada na produção de pulseiras digitais com o objetivo de ajudar pessoas a pararem com hábitos compulsivos como dermatilomania (escoriações na pele), tricotilomania (impulso de arrancar fios de cabelo) e onicofagia (roer unhas). Em um contexto de pandemia, para evitar o contato das mãos possivelmente contaminadas com os olhos, boca e nariz, a empresa lançou uma versão adaptada da pulseira para alertar o usuário toda vez que ele levar a mão ao rosto. A pulseira pode ser encontrada no site da Slightly Robot no valor de U$ 39,99.

DaDespensa
DaDespensa é uma empresa brasileira que surgiu com o objetivo de adaptar a forma de consumo de determinados produtos devido ao distanciamento social. A ideia é entregar kits contendo ingredientes para que o próprio consumidor faça as receitas em casa. A proposta surge em parceria com marcas como Casas Pedro, Tapí Tapioca e NUU que adaptam e disponibilizam parte de suas receitas.

Cápsula de segurança
O estúdio de design chinês Benwu Studio, com o objetivo de melhorar a segurança de profissionais de serviços essenciais, desenvolveu um projeto modelo de “cápsula de segurança”, que possibilita um espaço seguro para o usuário trabalhar e até se alimentar. O projeto tem como premissa o uso de materiais simples para que a montagem seja feita pelo próprio usuário.

PandeBuilding
A Molegolar é uma startup brasileira que possibilita a formação de plantas arquitetônicas que se adaptam às necessidades dos usuários pela combinação de módulos para várias metragens, permitindo a planta aumentar ou diminuir de acordo com a fase da vida do cliente. Em parceria com diversos setores, a Molegolar lança o PandeBuilding, iniciativa com o objetivo de prever e prototipar soluções, cuidados sanitários, mudanças e tendências dentro de edifícios para o cenário pós-pandêmico. Ao final do estudo, o material será compilado em um “edifício conceito” de uso misto. Cidadãos e profissionais do setor imobiliário e afins poderão acompanhar as ideias e inovações geradas durante o processo e até introduzi-las em edifícios existentes e futuros.

Jeans anti-covid
A Vicunha, multinacional brasileira, anunciou o lançamento de uma coleção de jeans que tem como o objetivo desfazer a membrana de revestimento do SARS-CoV-2 (novo coronavírus). A tecnologia foi criada pela HeiQ, empresa suíça de inovação têxtil, e possibilita a neutralização de vírus, bactérias e fungos. De acordo com a HeiQ e o Instituto Peter Doherty de Infecção e Imunidade em Melbourne, na Austrália a tecnologia consegue eliminar 99% dos vírus presentes no tecido.

Lâmpada germicida
O designer chinês Frank Chou desenvolveu o projeto conceito de um abajur germicida em forma de “cápsula”. Com um design inovador, o usuário coloca objetos como chaves e celulares na base do produto que, por meio de radiações UV, os esteriliza. Após 60 segundos, essa “cápsula” se abre novamente, mostrando os objetos já desinfetados. O foco do produto é trazer segurança para o usuário sem interferir ainda mais na sua rotina.

Kit para distanciamento social na praia
Focado no verão do hemisfério norte e na reabertura de alguns de seus países, o coletivo de arquitetos espanhóis, o JAJAxD, lançou o protótipo de um kit que ajuda as pessoas a manterem o distanciamento social nas praias. O kit é composto pequenos pilares de suporte para fixar na areia e um e uma fita colorida para delimitar a área a ser usada.

GY: linha de antisséptico sem álcool
A Aya Tech, empresa brasileira com foco na criação e produção de produtos químicos inovadores a partir de nanotecnologias, lançou a linha de desinfetante que substitui o álcool gel, a Gy, que mata vírus como o coronavírus, o H1N1, a influenza e a pólio, entre outros. A linha utiliza como componente principal o Óleo de Melaleuca, um antisséptico eficaz contra bactérias, vírus e fungos, além de possuir propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. A GY é a única linha de antissépticos para as mãos sem álcool com eficiência comprovada e já pode ser adquirida no site da Aya Tech.

Estações de higienização
A CNX Eventos é uma produtora brasileira com foco em planejamento, organização, gerenciamento, licenciamento e operação de eventos e atividades corporativas e promocionais. Com a estagnação da produção de eventos devido à pandemia do novo coronavírus, a empresa adaptou seu modelo de negócio para a produção e comercialização de estações de higienização, produto relevante para segurança das empresas e para a comunicação com o seu público.

? Esta é a oitava matéria da série “Mapeamento do ecossistema de inovação: iniciativas, soluções e projetos dos atores para combate à Covid – 19”.

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